Search for:

O que é Front-end, Back-end e Full Stack: características e linguagens

Apesar de serem igualmente importantes e estarem no mesmo universo, as atribuições são distintas. Por isso, é fundamental saber a fundo quais são as diferenças entre back-end e front-end. Essas são duas https://www.fitnesspowersports.com/why-employ-a-skilled-for-net-development/ funções distintas e que merecem atenção específica, com a percepção da diferença entre elas. Em muitos casos, as pessoas se especializam em uma delas e dedicam seus estudos e projetos a essa função.

  • O JS no front-end é utilizado, por exemplo, para exibir umamensagem ao clicarmos em um botão, ou mesmo mudar a cor de fundo de uma páginaao alterarmos uma opção em um select.
  • Além disso, você pode criar páginas com interfaces incríveis também sem a necessidade de ser um craque do design.
  • Os desenvolvedores front end trabalham com linguagens como HTML, CSS e JavaScript, e têm como objetivo criar uma interface amigável, responsiva e intuitiva para o usuário.
  • No caso, se serão voltadas ao desenvolvimento de sistemas online, é aí que aparece o desenvolvedor Front-End e Back-End.

O desenvolvimento front-end e back-end é a porta de entrada para muitas pessoas que estão dando os primeiros passos na área de TI. Inclusive, quando estão em uma faculdade da área ou até mesmo antes de prestar vestibular. Contudo, isso não significa que seja uma área exclusiva para iniciantes, pois ela também apresenta a possibilidade de oferecer oportunidades robustas para experientes.

Conheça a plataforma Awari

Um desenvolvedor de back-end é proficiente em várias linguagens de programação, como Python, Ruby, Java e PHP. Além disso, conhece estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end. Desenvolvedores de back-end também sabem como gerenciar e projetar bancos de dados relacionais e não relacionais. Um Front-End não lida diretamente com banco de dados, nem com servidores complexos de aplicação. Embora também não tenham experiência com design, algumas empresas os contratam para atuar como desenvolvedor web, ou seja, para criar sites ou blog. Com a ajuda da GoDaddy, você pode ter seu próprio site sem ter nenhum conhecimento técnico de desenvolvimento web.

  • É comum também que variadas  áreas de uma empresa desenvolvam essa conexão com o desenvolvimento web.
  • Um bom exemplo de como o back-end funciona na prática é o login em uma rede social.
  • Como o próprio nome sugere, o Back-end compreende tudo aquilo que tem por trás de uma aplicação.
  • Ou seja, vale notar que o JavaScript é a única linguagem de programação do lado do front-end.

Trabalhei até 2019 com alguns frameworks e libs como Dojo JS, Angular JS e React JS. O Node é um servidor que permite ao desenvolvedor escrever códigos JavaScriptque funcionam fora do browser. Desse modo, a linguagem pode ser utilizada paraconstrução de aplicações Back-end, com os mesmos benefícios das outras, incluindoa capacidade de construir APIs, como vemos no exemplo do Código 5. Como é responsabilidade de um cientista a apresentação http://produtos.paginaoficial.ws/dicas-para-estudar-programacao-aprenda-de-forma-eficiente-e-desenvolva-suas-habilidades/ de dados de uma forma que seja útil para a compreensão, saber front-end ajuda na organização visual de informações. No contexto atual, podemos mencionar, por exemplo, a computação em nuvem como uma das tecnologias que mais gerou demanda para profissionais web. A tecnologia de nuvem leva aplicações e sistemas para a internet, oferecendo-as como serviço a partir de um login, em vez de como um produto instalado em uma máquina.

O que é front-end e back-end? Descubra as principais diferenças!

Nesse artigo vamos esclarecer esses dois conceitos e deixar você mais preparado para iniciar seus estudos. A partir desse desenho, as pessoas desenvolvedoras transformam a imagem em uma aplicação que o navegador consiga entender. Front-end e Back-end são termos que servem https://click4r.com/posts/g/16007140/ para diferenciar qual é a área da programação que as pessoas desenvolvedoras trabalham. A grande diferença é que justamente o desgner irá atuar na parte visual por meio de ferramentas como Photoshop, e não irá atuar com o código em si, assim como o desenvolvedor.

O C# é uma linguagem de desenvolvimento muito versátil epoderosa e pode ser utilizada para construção de páginas web, aplicativos e atémesmo jogos. Utilizado para construção de sites e de algumas ferramentaspara desenvolvimento mobile, o HTML é a tecnologia Front-end mais utilizada nomercado. O desenvolvimento Front-end é a parte da programação quecuida da criação de interfaces visuais, daquilo que é mostrado na tela de umnavegador ou de um aplicativo no celular. É possível programar scripts (pedaços de códigos) que automatizam funções de SEO, inclusive. Já profissionais de Marketing, ao dominar conceitos, linguagens e frameworks, podem também ajudar na criação de páginas específicas e na configuração de um site. Um conceito de extrema relevância para o Marketing Digital, o de SEO, depende muito do conhecimento de linguagens front-end e back-end, como HTML, Python (4ª mais usada segundo o Stack Overflow) e PHP.

A importância de falar a língua do time de desenvolvimento

Já para ser um desenvolvedor front end, é necessário dominar linguagens como HTML, CSS e JavaScript, bem como frameworks e bibliotecas populares. Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre as tendências de design e as melhores práticas de usabilidade. Ter habilidades de comunicação, criatividade e atenção aos detalhes são características importantes para o sucesso nessa área. Esses profissionais devem ser capazes de trabalhar com diversas tecnologias e linguagens de programação.